Francis Reis

Fonoaudióloga, formada pela UVV– Universidade de Vila Velha – Espírito Santo em 2001. Pós Graduada em Psicopedagogia e Clínica da Linguagem pela UVV– Universidade de Vila Velha – Espírito Santo. Formada em Terapia Familiar Sistêmica. Formada em Teologia pela FTSA. Atua em Fonoaudiologia Clínica desde 2002. Mediadora PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental- Reuven Feuerstein) – programa de intervenção projetado para aumentar as habilidades cognitivas necessárias para o pensamento independente. Origina-se da teoria e pesquisa do psicólogo Reuven Feuerstein que acredita que inteligência é modificável, não fixa.Terapeuta PADOVAN ( Reorganização Neurofuncional- Método Padovan) – método utilizado para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para os quais tenha potencial. Pode ser aplicado como método curativo preventivo ou de manutenção do sistema nervoso.Trabalha o indivíduo como um todo, através da recapitulação das etapas do desenvolvimento neuro-psico motor e evolutivo do ser humano.

FONOAUDIOLOGIA

Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), um método criado há mais de 50 anos pelo psicólogo e educador romeno Reuven Feuerstein, que promete potencializar a forma como as pessoas ensinam e aprendem!

O método envolve três pilares – o aprendiz, o estímulo e o mediador (quem ensina) – e está baseado em dois fundamentos:

  • modificar a forma de adquirir conhecimento– nossa mente é flexível e dinâmica, sendo capaz de mudar a sua estrutura por meio da interação com o mundo;
  • o papel do mediador– para o PEI, a presença de um mediador é fundamental nessa interação – seja ele pai, mãe, professor ou chefe. E não é uma simples transmissão de conhecimentos, não! O mediador também tem o papel de desenvolver os aspectos afetivos e sociais a partir da experiência do próprio estudante. 

MÉTODO PADOVAN

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.

É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc. A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados.

FOTOS

© 2021/2022 AMC - ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS CRISTÃOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scroll Up