denise oliveira podologa

Denise Oliveira Podóloga

cuidar da saúde dos pés

Podóloga

Podóloga especialista em Atendimento Domiciliar, formada em nível técnico e cursando a faculdade de Podologia.
Idosos, acamados e pessoas que não podem ou não desejam por algum motivo ir até um consultório podem se beneficiar de modo de atendimento.

O QUE FAZ UMA PODÓLOGA?
A podóloga cuida do corpo através dos pés poruqe muitas vezes, os pés dão sinal de um problema de saúde muito mais complexo como daibetes, problemas nos rins entre outras patologias.

REÚNE VÁRIAS HABILIDADES
Essa profissional deve ter essa visão mais completa ao examinar uma pessoa, logo, faz-se necessário também exercitar a escuta, para levantar informações de saúde e dos hábitos de vida de cada indivíduo.

Outra questão está relacionada à atenção difusa, muito importante para essa profissional. El trata os pés, mas sinais e incômodos podem aparecer em outras partes do corpo. Ainda, a perícia e o cuidado ao fazer as intervenções também são cruciais. É preciso ter delicadeza e muita atenção ao manusear o bisturi e outros instrumentos.

PODOLOGIA EM DOMICILIO
O profissional que trabalha na área de podologia pode trabalhar em clínicas de saúde especializadas, em spas, em empresas voltadas ao cuidado dos pés e também em domicilio levando o cuidados dos pés ao paciente que não pode ou não deseja sair de casa.

É importante garantir que esse atendimento tenha uma estrutura adequada, com equipamentos, instrumentos esterilizados, materias descartáveis e produtos apropriados ao bom atendimento do cliente.


PREVINE O SURGIMENTO DE PROBLEMAS
Como a saúde exige cuidados muito amplos, a podóloga deve estar pronto para cuidar não apenas de problemas pontuais, como unhas encravadas ou o ressecamento dos pés, mas também estar preparada para prevenir futuros males. Para tanto, ela deve fazer o cliente entender que a atenção precisa ser diária e constante, não apenas quando aparecem os problemas.

A prevenção é essencial, logo, o cuidado com os pés deve existir desde bebê até a idade adulta, com ainda mais atenção para o idoso. Quando a pessoa envelhece, a pele resseca e aumentam as chances de problemas e fissuras. O pé de quem sofre de diabetes, por exemplo, precisa de cortes adequados de unhas e hidratação constante.

MELHORA O CUIDADO COM OS PÉS
Os pés exigem muita atenção, que vai além dos cuidados da podóloga. Essa profissional deve estar preparado para orientar os clientes a estenderem esse cuidado. O processo passa pela correta higienização diária, pelo uso de sapatos adequados e pela visita regular a profissional de podologia.

Pessoas que sofrem, por exemplo, com o pé diabético e com as calosidades precisam redobrar a atenção, sobretudo quando são idosos. Com o acompanhamento de um profissional especializado, a qualidade de vida e a saúde de quem já está na terceira idade, passando por algum quadro ou condição crônica, ficará muito melhor.

TRATA AS UNHAS ENCRAVADAS
Não é novidade que a podóloga está apta a tratar das temidas e dolorosas unhas encravadas. Aliás, qualquer incômodo mais intenso no canto dos dedos já é um bom indício de que você deve procurar essa profissional, pois insistir em fazer tudo sozinho ou apenas com a pedicure pode tornar esse quadro ainda pior e mais duradouro.

FOTOS

© 2021/2022 AMC - ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS CRISTÃOS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scroll Up